Projetos e Soluções
– Projeto realizado conforme as normas vigentes;
– dimensionamento personalizado de acordo com as necessidades do cliente;
– Posicionamento correto dos pontos de consumo;
– Dimensionamento e especificações das tubulações e demais componentes do sistema;
– Prazo reduzido para execução da obra;
– Informações para gerar lista detalhada de materiais para orçamento, evitando sobras e desperdício;
– Redução do custo de obra;
– Facilidade em eventuais manutenções.
Os aquecedores a gás, tem um funcionamento parecido com o fogão.
Eles possuem um queimador envolvido por serpentina, onde circula a água a ser aquecida. os queimadores são como as bocas do fogão, só que bem mais potentes, e a serpentina basicamente é o cano onde a água circula. conforme a água circula, é aquecida gradualmente por esse fogo enquanto passa na serpentina.
os aquecedores a gás possuem um componente chamado fluxostato. esse componente é responsável por detectar o fluxo de água e dar o comando para o aquecedor a gás liberar gás ao mesmo tempo que uma faísca é acionada para acender o fogo, ou seja, quando abrir um registro de água quente, entra de um lado do aquecedor a gás acionando o fluxostato, que por sua vez aciona a chama.
como você deve ter percebido, a água passa por dentro do aquecedor, e é por isso que seu nome oficial é aquecedor de passagem. também conhecido como aquecedor a gás instantâneo, pois o processo permite que a água seja aquecida em poucos segundos.
para o funcionamento correto do equipamento, é necessário uma pressão adequada da água, para que seja aquecida.
os valores de pressão mínima de acionamento variam de modelo para modelo, sendo normalmente algo em torno de 2 a 4 m.c.a para modelos de aquecedores a gás digital, que tem uma sensibilidade maior, e de 2 a 6 m.c.a para versões mecânicas.
o volume de água também é um fator importante, para que o fluxostato tenha seu acionamento correto.
se ao abrir pouco uma torneira, o aquecedor nem aciona.
e assim, como no caso de pressão, o volume de vazão para o acionamento também varia de modelo a modelo, mas de uma forma diferente. os aquecedores a gás digitais precisam, em média, de uma vazão de 3,5 litros de água por minuto para funcionarem, enquanto os aquecedores mecânicos precisam de uma média de apenas 2 litros.
Assim como nos fogões a chama dos aquecedores a gás é alimentada por gás. E os aquecedores a gás trabalham com dois tipos diferentes de gás: o gás natural (GN) e o gás liquefeito de petróleo (GLP).
O gás natural (GN) é popularmente conhecido como gás encanado.
Já o gás liquefeito de petróleo (GLP), que como o nome sugere é um produto derivado do petróleo, é muito mais comum no Brasil, estando presente na grande maioria dos lares. É o famoso gás de botijão.
Vale ressaltar que cada tipo de gás exige um aquecedor a gás equivalente. Já que até o momento não existem aquecedores a gás capazes de trabalhar com ambos os tipos de gás. E na hora de comprar seu aquecedor a gás você precisa ficar muito atento a qual tipo de gás está disponível na sua residência. Trabalhar com o tipo de gás errado além de mal funcionamento pode danificar o equipamento e até causar acidentes.
Ainda assim se você por acidente acabar adquirindo o aquecedor a gás para o tipo de gás errado é possível fazer a conversão do equipamento. No entanto isso possui um custo, já que esse tipo de serviço não é coberto pela garantia e exige troca de componentes e mão de obra especializada. Mas é uma solução no caso de você não conseguir trocar o equipamento ou até se precisar se mudar para um lugar que utiliza o outro tipo de gás.
Os aquecedores mecânicos possuem o controle da chama e o fluxo de água são feitos de forma totalmente manuais. ou seja, para o aumento do fluxo de água ou do tamanho da chama, deve-se regular manualmente através de botões. nesse sentido ele é bem parecido com os fogões onde se controla o tamanho da chama.
E mesmo simples, uma das grandes vantagens dos aquecedores mecânicos é o fato da maioria trabalhar com pilhas. isso garante um banho quente mesmo durante uma queda de energia, por exemplo.
Os aquecedores digitais possuem uma função chamada auto modulante. essa função regula a chama automaticamente através de uma placa eletrônica, que também controla o fluxo de água. então no caso dos aquecedores digitais, é necessário a regulagem somente da temperatura pelo display digital, e o equipamento controla o tamanho da chama e o fluxo de água para atingir a temperatura desejada.
Evidentemente, quanto mais fria a água, maior e mais potente é o fogo necessário para seu aquecimento. sendo assim gasta-se mais água também.
A desvantagem do aquecedor a gás digital, em relação as versões mecânicas, é que são ligados a energia. no entanto, isso traz vantagens, como ajuste mais preciso de temperatura no próprio equipamento.
Diferente dos aquecedores mecânicos, ao abrir mais ou menos o registro de água não vai alterar a temperatura, por exemplo, do chuveiro. isso porque a chama auto modulante vai compensar essa diferença automaticamente.